Entidade sindical realiza bingo para arrecadação de fundos, visando levar grupo de mulheres agricultoras para a Marcha das Margaridas 2023, em Brasília.
No último sábado, 15 de julho, o Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Passira/PE, promoveu um bingo para arrecadação de fundos, a fim de viabilizar a ida de um grupo agricultoras filiadas a entidade. O bingo aconteceu na zona rural da cidade-sede do sindicato, no Sítio Tamanduá, e contou com a presença da Gestally, representada pelas gestoras Juliana Vale e Sônia Santos.

O sorteio simbólico contou com peças de uso doméstico e pessoal como Ventilador, ferro de passar roupa, sanduicheira, liquidificador e uma chapinha de cabelo. Teve ampla adesão, mobilizando muitas mulheres em prol desse “reforço” para a caminhada feminina mais importante do calendário.

O que é a Marcha das Margaridas?
Organizada pela Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a Marcha das Margaridas homenageia Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana assassinada em 1983 a mando de fazendeiros da região. O homicídio nunca foi solucionado e nenhum acusado por sua morte foi condenado. Em 2023 completam-se 40 anos desse assassinato, que transformou Margarida num estandarte para a luta feminina no Brasil.
Em entrevista ao Brasil de Fato, Mazé Morais, Coordenadora da Marcha das Margaridas, sintetiza o evento dizendo que a Marcha “é a maior ação de massa latino-americana das mulheres trabalhadoras rurais do campo, da floresta e das águas”.
Tendo início em 2000, onde reunira mais de 20 mil mulheres em Brasília/DF, a Marcha se tornou um símbolo de reinvidicação de direitos, não só por reunir dezenas de milhares de mulheres ao longo desses 23 anos de existência, mas por coordenar esforços que promove pautas encaminhadas diretamente para o Governo Federal.